A palestra é uma modalidade de comunicação incrível. Você tem um auditório com dezenas, centenas ou até mesmo milhares de pessoas em uma experiência que teoricamente deve ser de imersão. Teoricamente pois na prática nem sempre isto acontece, uma palestra perdida, sem roteiro tira o público da imersão e  leva à distração e dispersão. Acredite, distração e dispersão do público são os PIORES pesadelos do palestrante.

O seu roteiro pode ser uma folha de papel ou um documento do word montado do jeito que você achar melhor, aconselho dividir em tópicos e momentos, pois além de ficar mais organizado, não engessa tanto o palestrante. 

01 – Quanto menos conteúdo na palestra, melhor!

A primeira coisa que você deve ter em mente ao criar um roteiro é que palestras não foram feitas para (me perdoe pelo termo) vomitar conteúdo no público, palestras foram feitas para dar insights, para inspirar. Conteúdo denso se transmite em cursos e workshops, que são momentos com mais tempo disponível. 


Separe o que é essencial para resolver um problema do público, não dê um curso no tempo de uma palestra! A melhor forma de preparar o conteúdo essencial é definir um OBJETIVO para a sua apresentação. Toda palestra deve ter um objetivo, você precisa levar o público de um ponto A até um ponto B, ela deve ter uma mensagem central, esse objetivo pode ser mostrar a importância de hábitos saudáveis, mostrar resultados através da apresentação de um case, apresentar um produto, mostrar a viabilidade de um projeto, entre outros.


Um dos maiores medos das pessoas é achar que nunca estão prontas para palestrar. Lógico que dominar bem o assunto da apresentação é fundamental, porém mais importante do que o domínio é a maneira como este assunto será apresentado ao público, é isso que torna a sua palestra única. Tão importante como saber o assunto é saber transmitir este assunto em forma de uma palestra inspiradora.


E para transmitir um assunto com maestria, o roteiro é um item essencial, pois ele sistematizará uma história com início, meio e fim. Portanto, antes de seguir os outros passos para a construção do roteiro, defina qual será o objetivo da sua apresentação, o porquê. Subir no palco com um propósito evita que você saia do assunto central.

02 – Crie uma introdução de alto impacto: o sucesso da palestra depende dela

O apresentador do evento acabou de te chamar, você pegou o microfone, agora é com você! As primeiras frases que você falar serão decisivas para o público entrar em IMERSÃO ou DISTRAÇÃO, você não pode em hipótese alguma chegar direto ao ponto em uma palestra, direto ao seu objetivo, é como sexo sem preliminar. 
Prepare detalhadamente o que você fará na introdução da sua palestra, ela tem que prender a atenção do público, contudo deve-se respeitar o seu estilo pessoal, veja algumas sugestões para o início do seu roteiro:

  • Inicie com uma música animada que dê margem para que você interaja com gestos e palmas (Se optar por este tipo de início, ensaie bem antes, para ficar sincronizado)
  • Inicie contando uma história curta, envolvida no objetivo e impactante
  • Inicie a sua palestra com um gatilho de ironia (certa vez participei de um curso de montagem de slides no qual o professor iniciava a apresentação com os piores slides que já vi na vida. É claro que não passava de uma brincadeira, mas foi o suficiente para fazer uma introdução matadora)
  • Levante as dores do público logo no início (levantar os problemas enfrentados pelas pessoas gera conexão)

Quando for escrever o roteiro da sua palestra, detalhe minuciosamente a sua introdução, você tem exatamente 1 minuto para conquistar a atenção do público.

03 – Levante as dores

Você já entrou em alta, começou a ganhar a atenção do público, agora é hora de levantar os problemas, levantar o anseio das pessoas em assistir a sua palestra. Sabe aquele momento que você está assistindo o jornal e o apresentador começa a falar de um assunto que você precisa saber mais? Neste momento ele está levantando as suas dores, sem você perceber. É natural que a atenção se volte para a tela quando a ferida é “cutucada”.
Na palestra funciona exatamente igual, neste momento você deve fazer uma escalada de problemas e dores comuns do público, detalhe algumas situações que o seu auditório passa ou então problemas que levaram você a chegar no objetivo da palestra. 


Talvez você nunca tenha percebido, mas o levantamento de dores vai muito além do universo das palestras. Um dos segredos do sucesso do stand-up comedy foi justamente este: fazer piadas com problemas comuns. O stand-up levanta dores de maneira engraçada o tempo todo. Diferente da palestra, o objetivo de um show de stand-up não é resolver as dores, mas pelo menos captar a atenção e criar conexão, dando boas risadas em cima destes problemas comuns a todos os participantes.


O levantamento de dores está para o roteiro de uma palestra assim como as complicações na história estão para o roteiro de um filme. Ninguém assiste um filme no qual todos são felizes o tempo todo, não tem emoção!
Levantar as dores cria IMERSÃO e CONEXÃO. Lembre-se, quando o jornalista fala de algo que nos interessa, largamos o celular, aumentamos o volume de TV, enfim, fazemos de tudo para receber a informação.

04 – Resolva o problema

Assunto definido, introdução de alto impacto preparada e problemas levantados, é hora de resolver! Se compararmos o roteiro de uma palestra ao de um filme, aqui é o clímax da história, resolver o problema é mostrar para as pessoas que o seu objetivo central é a solução das dores.


Deixe bem claro o ponto que as pessoas estão e aonde elas chegarão com as soluções propostas, lembre-se que essas soluções são apenas INSIGHTS, não há como detalhar muito na palestra. 


Se você vai lançar um aplicativo inovador, por exemplo, aqui você vai mostrar o porquê dele ser a solução dos problemas, mas cuidado para não fazer um tutorial de uso do aplicativo, por exemplo, a menos que ele tenha alguma função que seja extremamente simples de ser demonstrada, caso contrário a palestra que seria para vender a ideia acaba se tornando uma aula técnica.
A resolução é o caminho das pessoas do ponto A até o ponto B. Se for uma palestra case, pode ser o caminho que você percorreu para resolver determinado problema, a sua trajetória, os problemas podem ser as dificuldades que você enfrentou, o momento no qual pensou em desistir.

05 – Finalize em alto estilo

Aqui está o segundo maior erro dos palestrantes, fica atrás apenas do erro de “entrar de qualquer jeito”. Imagine que você está assistindo a uma palestra emocionante, que te conectou em todos os momentos com as dores levantadas e te inspirou a resolver, no ápice da apresentação, quando o seu coração está cheio o palestrante termina com um “bom, acho que é isso, tchau”. É de chorar não é?


Você ganha o público na introdução e garante a aplicação da solução que você propôs ou a venda do seu projeto na finalização. Uma palestra mal finalizada é como um filme que termina sem pé nem cabeça.


Depois de levantar as dores e dar o “remédio”, encha o coração do seu público de alegria e vontade aplicar imediatamente tudo o que você disse, ou com vontade de comprar o seu projeto. O fechamento da palestra deve ser o elo final de conexão com o público, para isso, assim como na introdução, você pode utilizar de algumas técnicas:

  • Faça uma breve revisão de 1 minuto dos problemas e soluções, finalizando em tom mais emotivo que a solução proposta CERTAMENTE resolverá as dores
  • Frases inspiradoras que colocam o público no ponto B que você quer direcionar, acompanhadas de uma música envolvente e crescente de fundo (exemplo: Viva la Vida – ColdPlay ou I Gotta Feeling do Black Eyed Peas)
  • Dinâmica envolvente, com palmas e gestos e música crescente forte (eu gosto muito de utilizar a música “Vou deixar” do Titãs para finalizar as minhas palestras, com as mãos para o alto e um obrigado bem forte)
  • Lembre-se, a finalização deve deixar o público em alta, com o coração cheio e ansiosos para colocar tudo em prática

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