Depois que você entrou no palco, fez a sua introdução em alta é hora de fazer uma ponte entre a introdução e o seu conteúdo propriamente dito. Muitos palestrantes erram em inserir durante todo o tempo de palestra somente conteúdo técnico massivo, sem roteirizar e planejar como essas informações serão lançadas. O resultado deste erro é uma palestra monótona, que não inspira.


Vimos nos outros e-books da série que o levantamento de dores do público pode ser realizado durante a introdução da palestra, mas também pode estar em um momento a parte, após o término da introdução.
Após levantar as dores, é hora de oferecer o “remédio”, resolver os problemas levantados com o seu conteúdo, com a proposta de valor que você pretende transmitir ao público.


Vamos explorar em detalhes neste e-book essas duas etapas importantíssimas para uma palestra de alto nível!

Levantamento das dores do público

Levantar as dores do público é a ponte perfeita entre a introdução e o conteúdo em si da palestra. Roteirizar essa parte da apresentação exige um conhecimento denso das necessidades do seu contratante. Antes de levantar as dores, é importante saber QUAIS são as dores a serem levantadas.

Para saber quais são as dores, você deve montar um briefing detalhadíssimo com o seu contratante. Nesse briefing você descobrirá o porquê da contratação da sua palestra e com base nele, terá subsídios suficientes para levantar as dores do público.
Algumas perguntas que você deve fazer ao seu contratante (exemplo para uma palestra in company). Para saber quais são as dores, você deve montar um briefing detalhadíssimo com o seu contratante. Neste briefing você descobrirá o porquê da contratação da sua palestra e com base nele, terá subsídios suficientes para levantar as dores do público.

  • Quais são as maiores necessidades de treinamento da equipe?
  • Quais pontos vocês julgam mais importantes?
  • Em quais quesitos a equipe (público) têm apresentado falhas?
  • Quais aptidões a empresa espera que os funcionários desenvolvam?
  • Quais são as metas da empresa? 
  • Qual é o objetivo do evento?

Estes são alguns exemplos de perguntas importantes que você deve fazer com bastante antecedência ao evento, elas fornecem pistas importantíssimas sobre as dores do seu público, são um verdadeiro exame clínico para que você possa se basear na preparação da sua palestra.

Mas afinal, o que é levantar as dores?

Levantar as dores é “jogar na roda” problemas comuns das pessoas. Se o problema que você lançar em formato de pergunta for o mesmo do seu público, automaticamente uma conexão é gerada. Pois há interesse do público em resolver o problema em questão. 


Levantar dores é um ponto chave do sucesso do stand-up comedy no mundo inteiro. É um formato de comédia baseado em situações comuns a maioria das pessoas, as pessoas dão risada quando percebem que aquilo já aconteceu ou acontece com elas em algum momento da vida, é um estilo de comédia sem bordões, sem cenas escrachadas, apenas um comediante, um microfone e histórias que o público se identifica.


Em uma palestra o levantar as dores nada mais é do que levantar problemas enfrentados pelos público para que você possa resolver posteriormente. É o momento que você fala para o coração das pessoas o seguinte “fica aqui, presta atenção porque o que eu vou falar aqui vai resolver o seu problema”.


O momento ideal para essa parte da palestra é na sequência da sua introdução.

Como levantar as dores do público em uma palestra?

Para que você conduza com maestria essa parte da palestra, é importante que seja roteirizado e ensaiado essas falas, não basta simplesmente dizer “nessa palestra você vai aprender a poupar dinheiro”, mostre esse problema de uma forma mais poética, vejamos um exemplo para o tema finanças:


“É comum o sentimento de frustração de não conseguir ter poupado dinheiro, sabe aquele sentimento de trabalhar, trabalhar e não conseguir construir nada, de parecer que o dinheiro, mesmo que em grande quantidade vai para o ralo? Aquele momento que você começa a calcular e ver o quanto poderia ter poupado ao longo dos anos. Eu vou mostrar pra você durante os próximos minutos algumas técnicas que vão fazer você começar a poupar hoje, a sair daqui poupando dinheiro de uma forma simples, fica comigo que eu garanto que você vai sair daqui poupando pelo menos R$ 5,00 por hora.”


Nessa introdução, além de levantar as dores (dificuldade em poupar dinheiro), também é demonstrado um domínio do conteúdo a ponto de garantir os resultados da aplicação das técnicas.


Se essa palestra for apresentada para um público que tem essa dificuldade, é atenção garantida o tempo todo, pois além de levantar as dores, foi apresentada uma promessa de resolução que vai se cumprir posteriormente, na apresentação do conteúdo. 


Mas para roteirizar um levantamento de dores nesse nível, é necessário um briefing detalhado, é necessário conhecer minuciosamente as necessidades do público para que seja efetivo.

Levantou as dores? Agora comece a resolver os problemas na palestra

É para isso que você foi contratado: resolver problemas. Não que em uma palestra você vai conseguir ensinar um conteúdo muito extenso, mas a função da palestra é INSPIRAR para ação. Resoluções detalhadas ficam a cargo dos cursos e workshops, que são eventos mais longos, nos quais a imersão é maior e a disponibilidade de tempo também.


Mas essencialmente na palestra, você é chamado para mostrar dicas, ideias e soluções práticas para os problemas relatados no briefing. Por várias ocasiões, o que você falará na palestra é exatamente a mesma coisa que a liderança da empresa tem dito ao longo do tempo, mas de uma forma diferente, transmitido por uma pessoa diferente ao público.


É óbvio, mas preciso lembra que antes de subir no palco, você deve ter um domínio pleno do seu assunto e das soluções que você apresentará. Palco não é lugar de gente despreparada, a sua responsabilidade é muito grande, por isso se capacite muito antes de transmitir o conteúdo para as pessoas.


Não adianta roteirizar com maestria uma palestra se ela não tiver conteúdo. Uma palestra bem estruturada mas sem conteúdo vira simplesmente um show e show não resolve problemas. A receita para o sucesso é CONTEÚDO e SHOW. Pode ser o palestrante mais famoso, se ele apenas der show no palco, as pessoas sairão da palestra da mesma forma que entraram, sem inspiração para mudança.


O seu conteúdo deve estar diretamente ligado as dores que foram levantadas, tudo deve estar conectado. Neste momento você vai propor a solução para o problema. No caso da nossa palestra fictícia sobre finanças, agora é hora de você surpreender o público mostrando a sua técnica que permite que as pessoas poupem R$ 5,00 por hora. 


Mesmo que esses R$ 5,00 sejam proporcionais a economia diária proposta, você usou dessa abordagem para chamar a atenção no levantamento das dores. Pense na sua palestra como um telejornal, no início do jornal é feita uma escalada de conteúdos, mas sem detalhar absolutamente nada, apenas manchetes. É exatamente isso que você faz na sua palestra, uma chamada de conteúdos no levantar das dores e o detalhamento na fase posterior. 

O conteúdo da palestra alinhado ao briefing

Assim como no levantamento de dores, o conteúdo deve ser perfeitamente alinhado as necessidades do seu contratante,  se o seu contratante quer uma palestra focada em finanças, falar sobre emagrecimento não surtirá efeito nenhum sobre aquele público. 


A partir do momento que você já tem um portfolio de palestras formatado, alinhar conteúdos ao briefing torna-se uma tarefa relativamente fácil. Por exemplo, eu possuo uma palestra matriz sobre atendimento. É uma palestra com insights práticos para melhoria do relacionamento da empresa com os clientes. Essa palestra foi estruturada de uma forma que seja fácil customizar para vários segmentos.


Com base nela  surgiram várias outras palestras com a mesma matriz, mas segmentadas para necessidades específicas dos meus clientes, já ministrei ela com foco em lojas de calçados, já ministrei para postos de gasolina, concessionárias de veículos, provedores de internet, indústria de móveis, entre outras áreas.


Quando a palestra matriz está pronta e validada, você desenvolve ramificações do seu conteúdo com os assuntos específicos dos seus clientes. Assim se constrói um portfolio de palestras.

O formato ideal de conteúdo para palestras

Como já falei antes, o conteúdo da palestra não pode ser complexo e detalhado como o conteúdo de um curso, ele deve inspirar as pessoas. A técnica de poupar R$ 5,00 por hora que usamos como exemplo pode ser uma somente entre várias outras que você estudou e ministra em um curso, por exemplo.

Como o tempo de palestra normalmente é de 1 hora, o conteúdo deve ser muito claro e objetivo. Seja criterioso com essa escolha de conteúdos. Muitos palestrantes erram feio nessa hora pois querem inserir uma vida toda de conhecimento em apenas 1 hora, é o que chamamos de “vomitar” conteúdo no público.

Palestras com excesso de conteúdo se tornam cansativas, a retenção e inspiração do público é zero. Diferente de quando você levanta as dores, se conecta e se limita a solucionar com maestria e inspiração as dores propostas, entregando conteúdo de valor na proporção certa do seu tempo. Se o seu assunto é extremamente técnico, utilize as técnicas de roteirização para deixá-lo mais suave, ganhando não somente o cérebro, mas o coração das pessoas!

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